XVIII Seminário Nacional dos Bombeiros

Página Inicial

Notícias


21/11/2018 Comandantes-Gerais de Polícias e Corpos de Bombeiros do Brasil e representantes do exterior participam da abertura de Feira Internacional em Foz do Iguaçu (PR)

Texto: Assessoria de Imprensa da PMPR

A Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergência (FIPIE), que faz parte das atividades do XVIII Seminário Nacional de Bombeiros – SENABOM 2018, foi iniciada na noite desta terça-feira (20/11) com a presença dos Comandantes-Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros de vários estados brasileiros, mais a delegação da Guiana Francesa, no Rafain Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR), no Oeste do estado. A feira vai até sexta-feira (23/11), das 9h às 19h, e conta com 36 expositores de empresas nacionais e internacionais que trouxeram o que há de mais atual em segurança pública e atividade de bombeiro militar no mundo.

A Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, acompanhada do secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), Antônio Carlos Bonetti, e do Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Edemilson de Barros, fez a abertura da feira cortando uma corrente (instalada à frente da porta principal da feira) com a utilização de um desencarcerador (dispositivo de resgate utilizado para liberar vítimas presas em estruturas metálicas, geralmente em situações de acidente de trânsito).

A coronel Audilene e o coronel Barros, acompanhados pelos participantes, visitaram os estandes que apresentam equipamentos, trajes e dispositivos modernos utilizados para a atividade de bombeiro e que estão à disposição no mercado. “A feira é um importante recurso para que os comandantes possam conhecer o que há de melhor e que pode ser adquirido para aperfeiçoar o atendimento ao cidadão”, explicou a Comandante-Geral.

O coronel Barros, por sua vez, apontou que a feira e o SENABOM permitem uma prospecção de inovação e aperfeiçoamento dos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil. “É um momento especial para o Paraná com um evento que tem mais de 3,1 mil inscritos, uma marca histórica para o SENABOM, temos uma grande variedade de atividades em busca de melhorias de atendimento ao cidadão”, afirmou.

EXPECTATIVA – Os comandantes procuram o intercâmbio de informações e práticas neste evento de nível nacional. Um deles é o Comandante-Geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel José Cláudio Nonato da Silva, que enalteceu a oportunidade de trocar experiências com profissionais de segurança pública de regiões do País que possuem realidades e necessidades diferentes. “No Amazonas, por ser uma região isolada e de difícil acesso, a integração é mais latente e essencial para que o trabalho ocorra. Queremos levar novas ideias e experiências para nosso estado”, destacou.

Para o Comandante do Corpo de Bombeiros da Paraíba, coronel Jair o Senabom é um evento já consolidado no calendário dos Corpos de Bombeiros. “Este encontro será de grande valia. Na última vez nós sediamos este evento que promove o encontro das policiais militares e corpos de bombeiros e a troca cultural e técnica entre os envolvidos”.

Além da Comandante-Geral da PM do Paraná, coronel Audilene, do Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Barros, estiveram na abertura da feira o Subcomandante-Geral da PM paranaense, coronel Arildo Luis Dias; o Chefe do Estado Maior da PMPR, coronel Antônio Zanatta Neto; o Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros do Paraná, tenente-coronel Ricardo Silva, bem como os Comandantes-Gerais de Polícias e Corpos de Bombeiros Militares estaduais das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.